quarta-feira, 4 de maio de 2011

História da tabela periódica

                                           História da tabela periódica:
         Um pré-requisito necessário para construção da tabela periódica, foi a descoberta individual dos elementos químicos. Embora os elementos, tais como ouro (Au), prata (Ag), estanho (Sn), cobre (Cu), chumbo (Pb) e mercúrio (Hg) fossem conhecidos desde a antiguidade. A primeira descoberta científica de um elemento, ocorreu em 1669, quando o alquimista Henning Brand descobriu o fósforo.
Durante os duzentos anos seguintes, um grande volume de conhecimento relativo às propriedades dos elementos e seus compostos, foram adquiridos pelos químicos. Com o aumento do número de elementos descobertos, os cientistas iniciaram a investigação de modelos para reconhecer as propriedades e desenvolver esquemas de classificação.
A primeira classificação, foi a divisão dos elementos em metais e não-metais. Isso possibilitou a antecipação das propriedades de outros elementos, determinando assim, se seriam ou não metálicos.
                                                  
                                                 As primeiras tentativas:
     A lista de elementos químicos, que tinham suas massas atômicas conhecidas, foi preparada por John Dalton no início do século XIX. Muitas das massas atômicas adotadas por Dalton, estavam longe dos valores atuais, devido a ocorrência de erros na tabela. Os erros foram corrigidos por outros cientistas, e o desenvolvimento de tabelas dos elementos e suas massas atômicas, centralizaram o estudo sistemático da química.
Os elementos não estavam listados em qualquer arranjo ou modelo periódico, mas simplesmente ordenados em ordem crescente de massa atômica, cada um com suas propriedades e seus compostos.
Os químicos, ao estudar essa lista, concluíram que ela não estava muito clara. Os elementos cloro, bromo e iodo, que tinham propriedades químicas semelhantes, tinham suas massas atômicas muito separadas.
                                      
                                                Origem da Tabela Periódica
     A tabela periódica surgiu em razão da necessidade de agrupar os elementos que tinham propriedades químicas e físicas semelhantes, e separar os que não tinham nada em comum. A tabela periódica que temos acesso atualmente nem sempre foi assim: desde que foi criada tem passado por muitas alterações, vejamos a retrospectiva histórica de sua invenção:

A descoberta dos elementos químicos foi o primeiro passo para a construção da tabela periódica. O primeiro elemento a ser descoberto foi o fósforo, em 1669, pelo alquimista Henning Brand. Durante os 200 anos seguintes, aumentaram os conhecimentos relativos às propriedes dos elementos e seus compostos, graças aos químicos da época. Com o aumento do número de elementos descobertos, os cientistas começaram a desenvolver esquemas de classificação. A primeira classificação, foi a divisão dos elementos em metais e não metais.

                        
                                      Tabela Periódica - Resumo Histórico


A Tabela Periódica é a forma mais coerente de organização dos elementos químicos onde são observados as semelhanças entre suas propriedades físicas e químicas.
Ao longo dos tempos vários cientistas tentaram organizar os elementos conhecidos e até mesmo prever a existência de outros.
John Dalton-(início do século XIX):Químico Inglês que primeiramente, baseado em evidências experimentais, retomou a idéia dos filósofos gregos propondo o primeiro modelo atómico científico preparando uma lista de elementos químicos pelas massas, embora com valores errados.

J. W. Dobereiner-(em 1817): Cientista Alemão, em grande parte autodidata, registrou que certos elementos tinham uma progressão nos valores de suas massas lançando uma idéia conhecida como "lei das tríades", por agrupar os elementos de três em três com base em certas semelhanças. Na época sua idéia foi rejeitada por colegas devido ser limitada a poucos elementos até então conhecidos.

  • Alexander Chancoutois-(em 1862): Cientista Francês que lançou a idéia do "parafuso telúrico" que constituia em uma superfície cilíndrica com linhas inclinadas em 45º e distribuia ao longo das linhas os elementos por ordem crescente de massas atômicas.

  • John Newlands-(em 1864): Químico Inglês que lançou uma idéia conhecida por "lei das oitavas" que distribuia os elementos em ordem crescente de massas atômicas onde havia repetição de sete em sete grupos, como na escala musical.

  • Demitri Ivanovitch Mendeleev-(em 1869): Químico Russo que laçou a Idéia da "lei periódica dos elementos", sendo a base da classificação moderna, organizava os elementos em ordem crescente de massas atômicas formando oito colunas denominadas grupos e doze fileiras horizontais denominadas séries.

  • Hennry Moseley-(em 1913): Cientista Inglês que estabeleceu o conceito da "carga nuclear(número atômico)" como sendo a verdadeira identidade de um elemento químico. Com este novo conceito aconteceram organizações na tabela periódica ficando mais parecida com a atual tabela dos elementos químicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário